A GESTÃO E A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ADVOGADO: DESMISTIFICANDO O FUTURO DA ADVOCACIA

3.2 Conhecendo a internet

 Nesse capítulo será abordada a importância do uso da Internet nos escritórios jurídicos como uma ferramenta diferencial na sua gestão, diferenciando-se dos que a utilizam limitando-se apenas no uso convencional, acompanhamento de processos, leitura de emails e redes de amizades, sendo que ao ser melhor utilizada poderá fornecer diversos benefícios ao escritório e principalmente facilidades aos seus clientes, uma vez que essa preocupação é a principal de um escritório que almeja excelência em sua gestão.

Um breve relato histórico da internet, segundo BOGO (2009):

A Internet nasceu praticamente sem querer. Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear. Quando a ameaça da Guerra Fria passou, ArphaNet tornou-se tão inútil que os militares já não a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Foi assim permitido o acesso aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades as quais, sucessivamente, passaram-na para as universidades de outros países, permitindo que pesquisadores domésticos a acessarem, até que mais de 5 milhões de pessoas já estavam conectadas com a rede e, para cada nascimento, mais 4 se conectavam com a imensa teia da comunicação mundial. Nos dias de hoje, não é mais um luxo ou simples questão de opção uma pessoa utilizar e dominar o manuseio e serviços disponíveis na Internet, pois é considerada o maior sistema de comunicação desenvolvido pelo homem.

A Internet teve seu surgimento em plena Guerra Fria, com o objetivo de manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que um ataque nuclear pudesse atingir o pentágono. Após o fim da Guerra Fria não teve tanta importância, passando então ao uso por cientistas, que mais tarde cederam as Universidades de diversos países, rapidamente mais de 5 milhões de pessoas já estavam conectadas. Hoje em dia seu manuseio e suas ferramentas são essenciais, sendo considerado o maior sistema de comunicação desenvolvido pelo homem.

“O novo ambiente empresarial é fundamentalmente baseado no ambiente digital, que tem como componente básico a internet, considerada infra estrutura de comunicação pública de acesso fácil, livre e de baixo custo”. (WOOD JR, 2001, p. 39).

O ambiente digital é a nova base do ambiente empresarial, tendo como componente básico a internet, com acesso fácil, livre e custo baixo.

Diversos são os benefícios oriundos da utilização da internet, destacando-se a facilitação das relações de comunicação, seja entre as empresas, ou entre pessoas (JUNIOR e PARIS, 2008).

Conceito de Internet, segundo NUNES:

A Internet (com I maiúsculo) é um imenso sistema de redes gateways e de computadores permanentemente interligados entre si a nível mundial e que funcionam como emissores e receptores de informação, utilizando para isso um conjunto de protocolos de comunicação denominados TCP/IP. A Internet permite interligar sistemas informáticos de todo o mundo, possibilitando a comunicação e a troca de informação de uma forma fácil e rápida.

A Internet, nada mais é, que um imenso sistema de redes e computadores permanentemente ligados entre si, no mundo inteiro, funcionando como emissores e receptores de informação.

“A internet é hoje uma ferramenta estratégica que possibilita promover o profissional e o escritório, ampliando suas fronteiras de relacionamento muito além do que seria possível através de contatos pessoais”. (OAB-BA, 2009).

A internet como ferramenta estratégica promove o profissional e o escritório, amplia suas fronteiras de relacionamento além do que seria possível através de contatos pessoais.

São diversos os benefícios do uso da Internet para o escritório jurídico e suas relações externas, assim dizendo PINHO (2003, p. 33):

Os benefícios que a Internet pode trazer para os programas e para as estratégias de relações públicas decorrem, principalmente, de características e aspectos próprios. Entre eles, sua condição de mídia de massa e de ferramenta para a comunicação com a imprensa, a sua capacidade de localização do público-alvo, a presença em tempo integral, a eliminação das barreiras geográficas e as facilidades que permite para busca da informação e administração da comunicação em situações de crise.

A Internet pode trazer para as estratégicas de relações publicas benefícios decorrentes principalmente de aspectos próprios. Pode-se se citar diversos, entre eles a capacidade de localização do público alvo, tendo sua presença em tempo integral, eliminando as barreiras geográficas e a facilidade que permite a busca de informações e administração em situações de crise.

No próximo tópico serão abordados exemplos de sistemas de gestão, proporcionados pelo uso da Internet, ficando os escritórios jurídicos cada vez mais atualizados e competitivos, diante das vantagens tecnológicas, onde ao serem utilizadas proporcionarão ao escritório um diferencial no atendimento e rapidez de informações perante outros escritórios que não levarem a sério seu planejamento de gestão.

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