A GESTÃO E A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ADVOGADO: DESMISTIFICANDO O FUTURO DA ADVOCACIA

3.1.2 Elementos de agilidade prática proporcionados pela tecnologia

Com o avanço da tecnologia surgem novas praticidades, novas maneiras de facilitar o trabalho dos escritórios jurídicos. A tendência atual é que os profissionais que queiram permanecer no mercado de trabalho acompanhem essas inovações, pois aqueles que não fizerem com certeza ficarão parados no tempo e seus escritórios fechados.

A tecnologia não pode ser o único fator determinante da competitividade, aparecendo sempre como fator importante para o aumento da competição entre os escritórios. (SÁENZ e CAPOTE, 2002).

Uma das novas tendências atuais é o processo eletrônico, onde irá mudar totalmente a forma dos processos, assim dizendo ARGOLLO (2009): “A implementação do processo eletrônico contribuirá para uma justiça mais ágil. Vejo vantagens para todo mundo, desde a administração judiciária, mas principalmente para o usuário da justiça e aí se inclui o advogado”.

O advogado também será privilegiado com o processo eletrônico, contribuindo este para uma justiça mais rápida, principalmente para os usuários.

ASSUNÇÃO descreve algumas vantagens do processo eletrônico:

Economia anual de papel e impressão no valor de aproximadamente 54 mil reais por Vara; Valorização dos recursos humanos, destinando-os à atividade fim; Melhoria do atendimento ao público; Maior segurança quanto à origem e autenticidade dos processos; Economia de espaço físico nos fóruns, dispensando a necessidade de grandes áreas para a guarda e arquivo de processos; e tempo de tramitação do processo economizado em 500%.

As vantagens do processo eletrônico tornam-se absurdas quanto a redução dos gastos com papel e impressão, dando uma maior valorização dos recursos humanos destinando-os para as atividades finais. O atendimento ao publico torna-se mais rápido e eficaz, segurança e autenticidade dos documentos são maiores e melhores, há uma melhora no aproveitamento dos espaços físicos além de um tempo de tramitação de processo ser cinco vezes menor.

“O forte apelo ecológico, a redução de espaços físicos e a economia de gastos com pessoal, papel, tintas de impressão e outros materiais, são virtudes do processo eletrônico que não podem ser desprezadas”. (OLIVEIRA, 2009).

O processo eletrônico traz consigo um apelo ecológico, pois ajuda na eliminação do uso de papel, tintas de impressão e materiais retirados da natureza.

Um dos problemas encontrados para que a utilização de documentos eletrônicos funcione é a padronização e criação de normas para a criação dos mesmos. (MCGEE e PRUSAK, 1994, p. 84).

Faz-se necessário uma padronização de normas para a criação dos documentos eletrônicos, fazendo com que sua utilização funcione corretamente.

Com o uso do processo eletrônico pelos escritórios surge a necessidade de se aplicar a automatização das tarefas para que haja um melhor controle e organização das atividades internas. Para isso são colhidos os ensinamentos de SILVESTRE e CARDOSO (2009):

Uma das vantagens da automação de processos é que ela assegura o registro de todas as ocorrências e todos os problemas, assim como das soluções encaminhadas, levando a uma monitoração mais eficiente dos processos internos. Também permite um acompanhamento rotineiro, evitando os prejuízos e a perda de produtividade causada pelas falhas no sistema. Viabiliza o controle dos ativos (programas e equipamentos), documentando as informações para fins de inventário e auditoria.

A automação das tarefas assegura o registro de todas as ocorrências e problemas surgidos no escritório, bem como suas soluções, dando ao sistema uma monitoração mais eficiente, além de permitir um acompanhamento diário da produtividade e falhas do sistema.

“Exemplos de automatização de tarefas: Contratos Financeiros, Prazos, Interligação dos setores do escritório, Vantagens: Relação custo x benefício x tempo, Gerenciamento e gestão escritório.” (ROCHA, 2009).

Os contratos financeiros, prazos e a interligação dos setores do escritório são exemplos de tarefas que poderão ser automatizadas, tendo como vantagens a relação custo benefício e tempo, além de um melhor gerenciamento de sua gestão.

A automatização de tarefas rotineiras e repetitivas reduz custos, diminui a possibilidade de inconsistências e erros humanos e aumenta a produtividade. (OLIVEIRA, 2009).

Automatizar as tarefas rotineiras de um escritório trará redução de custos e diminuirá as possibilidades de inconsistências e erros humanos, aumentando assim, a produtividade.

Os sistemas integrados de gestão integram todos os dados e os processos do escritório em um único sistema, podendo ser na forma funcional, abrangendo os sistemas de finanças e contabilidade ou na visão sistêmica. “A grande vantagem dessa tecnologia é que todos os dados passam a fluir pela companhia, eliminando relatórios em papel, fornecendo informações em tempo real da operação para a tomada de decisão”. (SOARES, 2009).

No próximo tópico serão abordadas as questões da importância do uso da internet e as novas ferramentas tecnológicas para o escritório jurídico, aumentando assim a rapidez do processamento de informações aumentando ainda mais a relação entre o cliente, permitindo o envio de informações processuais de maneira rápida, eficaz a qualquer hora do dia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: