A GESTÃO E A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ADVOGADO: DESMISTIFICANDO O FUTURO DA ADVOCACIA

3. O USO DA TECNOLOGIA E  INTERNET COMO FERRAMENTA DIFERENCIAL

3.1 A tecnologia jurídica e suas ferramentas gerenciais

A tecnologia já ganha espaço fundamental nos escritórios jurídicos. A seguir será mostrado exemplos de tecnologias que poderão ser utilizadas pelos escritórios jurídicos, bem como seus advogados, demonstrando assim, sua importância na qualidade e excelência em seus serviços, reduzindo o tempo de resposta para os seus clientes.

Segundo o dicionário AURÉLIO (1999, p. 1935) tecnologia é definida como “conjunto de conhecimentos, princípios científicos que se aplicam a um determinado ramo de atividade”.

A tecnologia sendo um conjunto de conhecimentos irá aplicar seus princípios científicos naquela atividade determinada.

Conceito de tecnologia por SÁENZ e CAPOTE (2002, p. 47):

Tecnologia é o conjunto de conhecimentos científicos e empíricos, de habilidades, experiências e organização requeridos para produzir, distribuir, comercializar e utilizar bens e serviços. Inclui tanto conhecimentos teóricos como práticos, meios físicos, know how, métodos e procedimentos produtivos, gerenciais e organizacionais, entre outros.

A tecnologia compreende um conjunto de conhecimentos obtidos através de atividades e experiências, bem como a utilização de bens e serviços. Podendo incluir conhecimentos teóricos e práticos, como por exemplo, os meios físicos, para a prática no gerenciamento organizacional do escritório.

É na tecnologia que as pessoas irão encontrar os recursos necessários para cumprir seu papel e suas especificidades de suas funções. (FERREIRA, REIS e PEREIRA, 2001).

Com o uso da tecnologia as pessoas irão encontrar os meios necessários para realizar seus trabalhos e funções.

Cada vez mais a tecnologia torna-se presente nos escritórios jurídicos, otimizando suas rotinas, bem como o acesso as informações, sobrando mais tempo para que o advogado possa dedicar-se a outras atividades em seu escritório.

Quanto ao uso da tecnologia pelos escritórios jurídicos ROCHA (2009), diz:

Muitos gestores e sócios de escritórios se questionam acerca de investir em tecnologia. Alguns buscam responder perguntas como: Qual o retorno deste investimento? Será que preciso de tecnologia além do que já possuo? Será que terei benefícios práticos ou apenas aparência? E assim por diante. Hoje, a tecnologia não é uma moda do momento. A tecnologia pode e deve ser utilizada como diferencial competitivo. Alguns exemplos práticos da tecnologia bem empregada como diferencial competitivo.

Alguns gestores ao se preocuparem no investimento em tecnologia para o escritório jurídico se deparam com as dúvidas quanto ao retorno de tal investimento, pois muitas vezes os benefícios deste investimento não surgem rapidamente, dando a impressão que a tecnologia já existente e em uso, poderia suprir as reais necessidades. Hoje em dia, o uso da tecnologia nos escritórios jurídicos, não serve apenas como um modismo e sim um diferencial competitivo entre os demais escritórios.

Os escritórios cada vez mais, têm adotado sistemas de gestão eletrônica de documentos, assim diz BARRETO (2009):

Para mobilização dos recursos estratégicos que possuem, de forma a garantir e até ampliar sua participação no mercado competitivo, os escritórios estão adotando soluções de GED visando atingir a meta de trabalharem com Gestão do Conhecimento – KM.

A gestão eletrônica de documentos permite os escritórios jurídicos ampliarem sua participação no mercado competitivo, sendo mobilizados seus recursos estratégicos para a gestão pretendida.

“Os sistemas de GED permitem aos usuários acessar seus arquivos de maneira simples e rápida, aumentando a produtividade já que diminuímos o tempo gasto na busca por estes arquivos”. (GUERRA, 2009).

Os sistemas de gestão eletrônica permitem aos usuários o acesso aos arquivos do escritório jurídico em qualquer lugar do mundo, com acesso à internet e o sistema de gestão permitir, de maneira rápida e simples, diminuindo o tempo gasto para a procura por estes arquivos se não tivessem digitalizado, aumentando assim o tempo de resposta e sua produtividade, bem como o aproveitamento do espaço físico.

A seguir será abordado exemplo de gestão para um escritório jurídico, abordando os principais sistemas para uma gestão eficiente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: