A GESTÃO E A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ADVOGADO: DESMISTIFICANDO O FUTURO DA ADVOCACIA

INTRODUÇÃO

 A presente monografia tem como título “A Gestão e a Responsabilidade Civil do Advogado: Desmistificando o Futuro da Advocacia”, ao enfatizar a natureza do trabalho, busca-se compreender a importância do desenvolvimento de uma gestão bem planejada pelo escritório jurídico, bem como o estudo da responsabilidade civil do advogado. Desta forma, pretende-se ir além das teorias, tendo como propósito exemplificar meios e métodos diferenciais para o escritório em sua gestão, ajudando sempre no trabalho do advogado e seu escritório, evitando a possibilidade da responsabilização do advogado.

A denominação de gestão utilizada nesta monografia não se trata do termo empregado somente nas faculdades de administração, mas sim, ao escritório jurídico propriamente dito, preocupado em manter-se atualizado perante as inovações, acompanhado pelo ritmo da globalização mundial. Já quanto a denominação de responsabilidade pretende-se estudar a responsabilidade civil do advogado perante seus atos e omissões.

Assim, o objetivo geral desta monografia é promover um melhor entendimento por parte do meio jurídico, para com as novas ferramentas disponíveis com o uso da internet, utilizadas para melhorar o desenvolvimento das atividades rotineiras do escritório, bem como evitar a responsabilização do advogado por sua falta em alguma atividade prevista na defesa de um processo ou aconselhamento de um cliente.

O capitulo primeiro tem como propósito desmistificar a gestão e seus métodos, bem como analisar as características e habilidades necessárias em um líder. Faz uma breve revisão do surgimento da preocupação da gestão, dando uma maior ênfase no novo foco de gestão dos escritórios jurídicos, além de descrever exemplos práticos de gestão, os quais poderão ser adotados pelos advogados ao definirem o planejamento estratégico de seu escritório.

O segundo capitulo vem tratar da responsabilidade civil do advogado, em um primeiro momento trazendo seus aspectos históricos no meio geral e ainda no mundo jurídico, demonstrando a responsabilidade civil do advogado diante das leis e doutrinas que trazem o modo de agir do advogado mediante seu trabalho e atendimento a seu cliente, bem como mostrar os tipos de responsabilidades às quais os advogados estão dispostos. Traz ainda a relação do advogado com o Código de Defesa do Consumidor e suas responsabilidades mediante este, bem como as atividades e deveres do advogado perante o Código de Ética e Disciplina da OAB. Por último traz os aspectos do marketing jurídico aplicado a gestão de seu escritório, onde estará o advogado responsável pela forma de como estará o seu escritório disponível para que possa trazer novos clientes, bem como tratar de manter os já existentes.

O terceiro capítulo procura demonstrar o diferencial quanto ao uso das novas tecnologias para o escritório jurídico, tornando-os maleáveis diante do novo. Traz conceitos de tecnologia e suas ferramentas tecnológicas, aplicadas nos sistemas de gestão escolhido, bem como exemplos de elementos de agilidade prática proporcionados pelas novas tecnologias, facilitando assim, o trabalho rotineiro dos escritórios, sobrando tempo para que os advogados possam se dedicar a outros assuntos. Vem trazer ainda, o uso da internet como principal ferramenta útil ao advogado, inicialmente aborda os aspectos iniciais do uso da internet e sua finalidade inicial, bem como as vantagens de usá-la no escritório. Demonstra exemplos de ferramentas gerenciais utilizadas diretamente via internet, facilitando a gestão pretendida, pois em qualquer lugar do mundo o advogado poderá acessar os arquivos do escritório e responder as dúvidas de sua clientela, aumentando a qualidade de seus serviços e a celeridade de resposta para com clientes, funcionários e gestores.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: